O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital focada em atrair, converter e encantar futuros clientes.
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing se diferencia do conceito de marketing tradicional (outbound marketing), onde as empresas tiravam a atenção das pessoas tentando vender um produto, e passa a ser baseado por meio dos pilares do Marketing Digital: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias nos Canais Digitais.
Ou seja: o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que procura ganhar o interesse de seus futuros clientes fazendo com que eles busquem as marcas, e não o contrário.
É diferente de um outdoor onde a marca está ali sempre exposta para o cliente, porém podendo ser irrelevante .
Mas sim como um site, onde o cliente só faz seu uso quando for útil para o mesmo.
Com a Era Digital e as mudanças de comportamento dos consumidores, as empresas precisaram se adaptar a novas formas de conquistar seus clientes. E assim surgiu o Inbound Marketing.
Hoje, a estratégia já é usada por empresas do mundo todo e lhes traz excelentes resultados.
Se você quer aprender mais sobre Inbound Marketing e os benefícios que ele traz para a sua empresa, esse post é para você!
A importância do Inbound Marketing para a sua empresa
Seja o seu negócio grande ou pequeno, atrair potenciais clientes por meio de conteúdos que seja relevante para eles pode lhe trazer vários benefícios.
Com o Inbound Marketing, você tem tudo que precisa para construir a sua marca e aumentar as vendas.
O principais benefícios do Inbound Marketing são:
1. Alcançar o seu público alvo:
Qualidade é sempre melhor que quantidade!
Muito melhor do que atrair um grande tráfego de pessoas sem interesse algum de comprar de você, um bom conteúdo bem segmentando vai atrair apenas pessoas que tenha real interesse no produto ou serviço que você oferece.
“Empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.
As que produzem uma quantidade maior de conteúdo (mais de 13 peças por mês) chegam a ter 4,2 vezes mais visitas.
As empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads que as empresas sem uma estratégia similar”
(Segundo pesquisa realizada pela Content Trends 2017 )
2. Estabelecer um bom relacionamento com seus clientes
O Inbound Marketing oferece conteúdo prático para as pessoas e não “empurra” qualquer conteúdo para ela.
Assim, você consegue criar uma relação de confiança com a sua persona.
Com isso o se público passa a dar mais atenção às suas recomendações e dicas.
Além disso, o Marketing de Atração se baseia em uma comunicação aberta e interação constante para com os clientes.
3. Diminuir o ciclo de vendas
“Ciclo de vendas é o tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, considerando todas as etapas da jornada”
Quando mais tempo você levar para para converter leads, mais tempo vai demorar para você vender.
E assim também aumenta o seu custo de aquisição.
Reduzir o tempo necessário para alguém realizar de fato uma compra é um dos benefícios do Inbound Marketing.
É com um conteúdo bem elaborado que você aumenta a movimentação dos seus leads através do funil de vendas.
Dessa forma, você também passa seus leads mais cedo para a etapa de decisão de compra.
4. Diminuição de custos
Quando falamos em “custo”, todo mundo quer que seja o menor possível.
Com o Inbound, você não só diminui o seu custo de aquisição mas também custos com anúncios, por exemplo.
Com menos gastos você pode ter um orçamento maior e investir em táticas que realmente funcionam.
Inbound Marketing é uma ferramenta mais do que necessária na sua estratégia de Marketing Digital!
E você, empreendedor, ainda não já faz o uso dessa ferramenta?
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