Tamanho de legenda ideal para posts: veja nossas dicas!

Ter um bom engajamento certamente é um dos objetivos que você deseja conquistar com a sua estratégia de marketing.

Dessa forma, saiba que – além de um bom conteúdo – existem alguns detalhes que influenciam diretamente no relacionamento com seus seguidores.

E esses detalhes podem fazer uma grande diferença nos seus resultados: foto ou imagem usada, formato, emojis, hashtags e até mesmo o tamanho da legenda.

A verdade é que o tamanho de legenda ideal dos posts das redes sociais pode deixar muita gente confusa.

Texto grande ou pequeno? A resposta é simples: depende.

De fato, existem diferentes limites de caracteres para cada rede social.

via GIPHY

Mas você pode basear os seus textos em algumas dicas:

De acordo com o perfil da conta

Se o seu conteúdo é amplo e você tem muito a falar sobre, provavelmente em um texto curto você não conseguirá expor toda a sua ideia.

Da mesma forma, se você produz outros conteúdos longos (vídeos, post de blog…) usar uma legenda curta pode causar uma certa incoerência.

De acordo com a sua audiência

Toda estratégia começa definindo a sua persona. 

As personas do seu projeto digital serão representações do seu público alvo.

É para essas personas que você irá “mirar” o seu conteúdo, e entender as suas preferências é essencial. Até mesmo o tamanho de legenda ideal para elas.

E como fazer isso? Testando, é claro.

De acordo com o objetivo do seu perfil

Você quer vender ou criar autoridade?

Considere isso na hora de traçar a sua estratégia.

Um perfil de empresa, por exemplo, se adéqua melhor a textos pequenos/médios.

 

Mesmo assim, você deve estar de perguntando: como faço o meu “textão” ser lido?

Separamos algumas dicas para você seguir:

  • Headline interessante/foto chamativa: é a primeira impressão que o seu público terá ao passar pelo post no feed.
  • Primeira frase: use sempre a melhor frase do texto, criando um desejo nas pessoas para lerem mais.
  • Segundo parágrafo: conte uma história que prenda a atenção do leitor e as poucos vá introduzindo o assunto dentro dessa situação real.

STORYTELLING: Como usar na construção da sua marca. Clique e leia mais.

  • Terceiro parágrafo: continue contando a história e dê mais informações e “dicas quentes” sobre o assunto que você vai falar.
  • Quarto parágrafo: momento ideal para falar mais sobre a informação que você quer passar. Mas lembre-se: é importante que sempre faça nexo com a história que você começou contanto.

 

Mesmo com essas dicas, a verdade é que o melhor jeito de encontrar o tamanho de legenda ideal é testando!

Faça testes e encontre o que melhor se encaixa ao seu perfil e seus seguidores :)