Uma maneira muito criativa  de criar conteúdo para as redes sociais é através dos GIFs!

Quer saber porque usá-los na sua estratégia de marketing de conteúdo?

Por que eles geram empatia, chamam atenção e transmitem a ideia central do post de uma maneira muito rápida de entender!

Primeiramente, para entender como usar GIFs na sua Estratégia de Marketing é preciso antes conhecer um pouco mais sobres eles:

GIFs são como vídeos curtos, reproduzidos continuamente, sem pausas e sem áudio.

Eles podem ter tanto uma pegada mais humorística quanto séria e tem ganhado seu espaço de destaque nos corações dos usuários das redes sociais.

Seu sucesso estourou em 2007, junto com a revolução dos smartphones, e dessa forma tornaram-se muito presentes no nosso dia a dia, seja nas redes sociais, sites ou e-mails.

Segundo o New York Times, são postados cerca de 23 milhões de GIFs todos os dias no Tumblr.

Oh Yeah Dat Ass GIF by Saturday Night Live

Como os GIFs podem melhorar resultados?

Seja para engajar pessoas, humanizar a sua marca ou descontrair conversas, o que o GIF faz é sempre transmitir uma mensagem.

E é exatamente isso que as marcas querem!

Principais motivos para usar GIFs:

  • Transmitir sentimentos e emoções,
  • Criar engajamento,
  • Encurtar mensagens,
  • Baixo custo
  • Responsividade

Esses são alguns dos motivos para que os GIFs sejam cada vez mais usados nas Estratégias de Marketing!

Além disso, eles podem ser utilizados desde posts nas redes sociais para engajar pessoas até no seu atendimento ao clientes, humanizando a conversa.

Quando usar GIFs?

Como já disse, os GIFs podem ser usados em diferentes momentos da sua estratégia.

Afinal, são úteis não apenas para aumentar o engajamento com o seu público, mas também para fortalecer o relacionamento da marca com a persona e criar oportunidades de negócio!

Season 2 Money GIF by The Fresh Prince of Bel-Air

Separamos algumas situação que você pode usar GIFs:

  • Branding: criar autenticidade para a sua marca;
  • Tutoriais: explicar o passo a passo do uso de um produto/serviço;
  • Divulgação: evidenciar a qualidade dos produtos/serviços sem precisar de um vídeo mais elaborado;
  • Comunicação com o público: tornar a mensagens mais real e interativa;
  • Follow up: gerar proximidade durante a conversa, e “quebrar” a tensão.

Como usar GIFs?

Separamos algumas dicas sites para você encontrar animações:

Giphy

Um dos sites mais usados, o Giphy permite copiar a URL da animação, sendo assim muito simples de ser utilizado.

Tumblr

O Tumblr é um site específico para encontrar GIFs, onde procuramos as animações por palavras chaves.

Google Image Search

Para encontrar GIFs no Google Imagens, entre em “ferramentas”, “tipo” e selecione a opção “animação”.

Google GIF

Lendo até aqui, você deve ter percebido que o uso dos GIFs é uma excelente opção para aumentar a comunicação dentro e fora das redes sociais!

Dessa forma, esse tipo de conteúdo pode e deve ser incluído na sua produção de conteúdo sem prejudicar o tom de voz e a imagem habitual.

Você só precisa conhecer suas personas para saber qual o tipo de GIF escolher e utilizar com planejamento.

Um GIF vale mais do que mil palavras! A nossa dica é testar alguns deles e você pode se surpreender.