O futuro do marketing digital está na plataforma de compartilhamentos de vídeos, YouTube. Hoje um dos gigantes da internet, sendo o segundo site da web com mais acessos diários, contando com mais de 1 bilhão de usuários. Segundo a própria empresa, sua missão é “dar a todos uma voz e revelar o mundo”, e aí, o que você está esperando para dar voz a sua marca? Pensando em ajudar você a melhorar o seu alcance, a gente listou aqui cinco motivos para investir em marketing no YouTube.
1. Conteúdo sempre visível
A primeira coisa em se falando de vantagens do YouTube é a visibilidade que essa plataforma proporciona ao conteúdo da sua marca. Diferente das redes sociais como Instagram e Facebook, o YouTube proporciona um acesso melhor ao seu conteúdo no sentido de criar um armazenamento de tudo aquilo sobre o que trata a sua marca.
“Ah, mas no meu Instagram já tem tudo sobre a minha marca”
Mas por quanto tempo um post recebe interações? O YouTube aqui tem um grande diferencial: as postagens em redes sociais são mais instantâneas, o que quer dizer que as pessoas vão ver o seu conteúdo quando ele passar pelo feed delas, mas provavelmente em dois ou três dias esse post não terá mais interações. Já no YouTube isso é diferente, quando um uma marca posta vídeos regulares na plataforma, deixa disponível em formato mais acessível tudo aquilo sobre o que se trata o negócio ou serviço, já que é muito mais fácil dar play em um vídeo do que ler todo sobre o que a marca produz ou oferece. Isso tudo sem citar que o seu conteúdo ficará disponível para qualquer um que pesquisar sobre o assunto, ao invés de ter o foco quase que totalmente voltado aos seguidores, como é o caso das redes sociais;
Veja também como vender com as redes sociais
2. Engajamento e aproximação
O YouTube é uma plataforma de inscrições, o que nos leva a pergunta: o que leva alguém a se inscrever no seu canal? Existem dois grandes motivos: o primeiro é porque a pessoa gosta e se identifica com a sua persona; o segundo motivo é a relevância do seu conteúdo. Quando a sua marca atinge esses dois pontos o engajamento começa.
O inscrito no seu canal, a partir da identificação, inicia movimentos de engajamento: em um primeiro momento apenas assiste aos vídeos e se inscreve. Seguido desse primeiro movimento começa o engajamento, o inscrito começa a curtir, compartilhar, adicionar seu vídeo aos favoritos ou a sua playlist. Quanto maior o nível de identificação, complementado com o conteúdo relevante, maior o seu engajamento.
Com a crescente febre de youtubers e influenciadores digitais, a plataforma adquiriu um ar mais leve e informal, o que pode ser benéfico para criar laços e vínculos com seus clientes de uma forma mais leve e descontraída. Usar uma plataforma de vídeos pode deixar sua marca muito mais humana o que gera aquela identificação sobre a qual falamos acima e, uma vez que temos pessoas que se identificam com a sua persona nos vídeos, o público tende a se aproximar mais.
3. Autoridade
Gerar conteúdos em vídeo pode dar um ar de expertise para sua marca, você sabia?
O ato de postar conteúdos educativos e relevantes nas redes sociais é ótimo, mas quando você tem vídeos gravados falando sobre um assunto específico, as pessoas tendem a lhe dar mais credibilidade. Além disso, no YouTube você pode aprofundar assuntos que seriam muito mais trabalhosos de se tratar em forma de texto. Através de vídeos você pode fazer palestras, responder perguntas sobre determinado tema, ou até mesmo se apresentar como a pessoa por trás da marca. A medida que você vai criando autoridade através da postagem de vídeos, você fica menos propenso a receber comentários que possam te desqualificar, pois no seu canal será possível ver tudo aquilo que você fala sobre o assunto.
4. Acessibilidade
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação em 2018, revela de 71% das pessoas que consomem conteúdos online preferem assistir a vídeos do que ler materiais disponíveis em páginas da web. E é isso que torna o YouTube tão promissor para o marketing digital. Nesse mesmo estudo, a pesquisadora responsável apontou que esse crescimento tende a ser ainda maior nos próximos anos, levando em conta o crescimento que a plataforma vem tendo.
5. Visibilidade
Assim como as redes sociais, o YouTube funciona por meio de algoritmos, que são a automatização daquilo que a plataforma indica para o usuário assistir. Por exemplo, se você assiste à muitos vídeos sobre saúde, as suas indicações vão provavelmente girar em torno de vídeos sobre alimentação, cuidados com o corpo e mente. Quanto mais conteúdos relevantes você postar, mais chances você tem de aparecer nas recomendações de possíveis inscritos.
O youtube é um dos nichos mais promissores da atualidade para o marketing digital, então não espere mais! É hora de deixar a vergonha de lado e começar a fazer experimentos em frente a câmera ou celular, grave testes até você se sentir confortável. Você também pode clicar aqui e ver nosso vídeo sobre o uso do YouTube para marketing.