Produzir conteúdos que geram vendas nas redes sociais vai muito além de apenas alimentar uma página, perfil ou canal. O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas dentro do marketing digital, mas para obter resultados eficientes – como fechar uma venda, por exemplo – é preciso conhecer bem o processo e seguir todos os passos de forma correta.
Quer descobrir como o marketing de conteúdo pode ajudar a converter seguidores e inscritos em leads? Então vem com a gente, que vamos te ensinar alguns dos segredos da produção de conteúdo para redes sociais.
Marketing de conteúdo: tudo começa na persona
Definir a persona é um dos passos fundamentais na sua estratégia de marketing digital e muito importante na hora de produzir conteúdos que geram vendas nas redes sociais. A persona é uma espécie de arquétipo do seu cliente, ou seja, a personificação dele. Por isso, apresenta um nível maior de detalhes, como hobbies, hábitos de compra e redes sociais favoritas do seu público-alvo. A persona auxilia a compreender melhor quem é o seu potencial cliente e o que ele precisa.
Para criar a sua, considere a maior quantidade de informações possíveis sobre o seu público: levante informações demográficas, questione qual seu grau de experiência profissional, sua rotina, o que ele valoriza, onde busca informação e, principalmente, quais são as suas dores.
Estratégia de conteúdo: siga o planejamento
Depois de definir a sua persona, é hora de descobrir os canais ideais para se comunicar com ela e estabelecer a sua estratégia de conteúdo. Nesta estratégia devem estar claros em quais redes sociais você ou o seu negócio estarão presentes, qual o formato de conteúdo que você publicará, a linguagem que pretende utilizar, as linhas editoriais e a frequência de postagem. Tudo isso com base na sua persona, é claro.
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Conteúdos que geram vendas nas redes sociais: algumas dicas
Para pôr a mão na massa, algumas dicas são bem importantes. Primeiro, redes sociais diferentes pedem conteúdos diferentes. Além disso, preste atenção na frequência: não adianta sair postando vários conteúdos durante um mesmo dia, mas também não adianta postar tão raramente que o seu público não lembre de você ou do seu negócio.
Observe os melhores dias e horários para as publicações, de acordo com o comportamento do seu seu público. Lembre-se também que as redes sociais são um espaço de conteúdo útil, rápido e simples. Ou seja, invista em conteúdos visualmente agradáveis e de fácil compreensão para a sua persona, que deve ser sempre o foco das suas publicações.
Por fim, teste! Produza diferentes estilos de posts para analisar quais temas e abordagens geram resultados mais eficientes com a sua persona.
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