As redes sociais são uma realidade e cada vez mais utilizadas pelas pessoas. Seja para comunicação, entretenimento ou vendas, o Instagram é uma das mídias que mais se destaca na atualidade, sendo a 4ª colocada no ranking mundial. 

Mas e aí, como crescer o perfil no Instagram e cada vez ter mais reconhecimento na rede? 

 

O que é o Instagram?

Instagram é uma rede social que foi criada em 2010. Uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos inicialmente que agora conta com a possibilidade de anunciar produtos para vendas também. 

Pelas funcionalidades e atributos da mídia, muitas pessoas são adeptas à essa rede social. O Instagram ocupa o 3º lugar no ranking mundial das redes sociais favoritas e 4º lugar das redes com maior número de usuários ativos no Brasil. 

 

Como crescer o perfil no Instagram?

Algumas ações podem ser tomadas por usuários que pretendem ter um aumento de seguidores e influência sobre o Instagram, portanto, listamos abaixo alguns pontos de atenção, siga a leitura para saber mais!

 

Usar perfil comercial no Instagram vale a pena?

Na aparência o perfil segue o mesmo padrão das demais contas da plataforma, mas para quem quer um crescimento significativo e poder acompanhar essa transição, é de extrema importância alterar a conta de pessoal para comercial

Com o perfil comercial é possível ter acesso às métricas, alcance, visualização de vídeos, cliques e perfil dos seguidores. A partir da análise das informações fornecidas pode-se potencializar a estratégia de marketing a ser utilizada para cada vez mais direcionar o conteúdo para abordagens que tragam resultados.

Juntamente com as métricas, são disponibilizados os horários de maior interação entre as publicações feitas pelo perfil e os seguidores. Postar conteúdo nos horários de maior presença de seguidores ativos na rede garante que mais pessoas receberão a postagem, ocasionando maior engajamento.

 

Conheça sua persona!

Uma conta pode ter diferentes tipos de seguidores, mas o que fica de questionamento é que tipo de perfil se quer atingir. Conhecendo o público que se quer influenciar pode-se direcionar a criação de conteúdo à ele, assim chamará a sua atenção! A linguagem a ser utilizada, o design das publicações e produtos e o tipo de conteúdo a ser divulgado. Tudo deve ser pensado para atrair a sua persona.

Se quiser saber mais sobre a criação de conteúdo voltada à sua persona, clique aqui.

 

As hashtags podem melhorar o alcance no Instagram?

As queridinhas #hashtags sempre são uma ótima escolha para aumentar o alcance da publicação, desde que não se use muitas (o limite é 30 por legenda) e nem que não tenham a ver com o conteúdo do post. 

Para dar um empurrãozinho, tente usar as tags que já tenham um certo grau de compartilhamento. No próprio Instagram, na aba de pesquisa, é possível buscar por hashtags e verificar quantas utilizações ela já teve. 

 

Use emojis!

Por vezes os emojis são subestimados, mas a verdade é que a sua utilização é uma excelente maneira de humanizar os posts. A busca pelo olho no olho é inviabilizada na leitura de uma legenda, por exemplo. O uso dos emojis perpassa a ideia de que outra pessoa, humana, escreveu pensando em você e quer que saiba as expressões usadas por ela.

 

Estimule o compartilhamento

Pratique o Call To Action (CTA) nas publicações. Os compartilhamentos, curtidas, comentários e visualizações têm somente a agregar no seu crescimento, afinal, quanto mais feitas essas ações, maior é o engajamento gerado pelo post. 

Um simples “Curta o post”, “Marque alguém nos comentários”, “Envie na DM para alguém que você acha que se identifica”, já faz toda a diferença.

 

Abuse das ferramentas de vídeo 

No Instagram, dentre as formas de divulgação de conteúdo, temos os stories, reels, IGTV e lives. Os vídeos permitem uma maior interação com o público, além de apresentarem uma diversidade de conteúdo de forma clara e direta. Também transmitem autoridade da marca e aumentam o engajamento.

Para uma maior interação, pode-se fazer uso dos stories para conversar com os seguidores, fazer enquetes e postar o seu dia-a-dia. Já os reels, por exemplo, são os campeões de engajamento da rede social. Vale a pena investir nesse tipo de conteúdo, pois é um retorno certo!

 

Veja também: Como fazer um planejamento de marketing digital do zero.

Extra: Fique atento às ferramentas que o Instagram disponibiliza!

Saber usufruir e fazer um bom proveito das ferramentas que o Instagram disponibiliza agrega em muito no retorno em engajamento dentro da plataforma. Normalmente, as atualizações dessa mídia são as priorizadas pela empresa justamente por serem as modalidades em que o algoritmo se intensifica. 

Como atualmente os Reels são o foco de interação e engajamento, conhecer as formas criativas e que cativem o seu público através desse tipo de conteúdo é uma maneira de ter um retorno maior para si. Aproveitar para investir em iluminação, microfone e câmera dão um ar de maior profissionalismo para quando o assunto é sério e uma construção bem feita mesmo para humor e pautas informativas.

 

Fonte da pesquisa: Dados do relatório de outubro de 2021 da We Are Social em parceria com a Hootsuite.

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender mais sobre como crescer o perfil no Instagram.

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