As pessoas estão cada vez mais consumindo mais conteúdos, muitas vezes mais de um ao mesmo tempo.
Isso se faz possível através do acesso a diversos dispositivos como, celular, computador e televisão.
E para prender a atenção do consumidor é importante distribuir o seu conteúdo em diversos canais com assuntos interessantes que conversem entre si.
Essa estratégia de distribuição de conteúdo se chama crossmedia.
Nesse artigo vamos te contar o que é crossmedia e porque aplicar essa estratégia pode ajudar com o seu marketing digital. Continue lendo para saber mais.
O que é Crossmedia ?
Crossmedia é uma estratégia onde você distribui o mesmo conteúdo em diferentes formas de mídia com a mesma narrativa, podendo ser através de vídeos, textos e fotos em diferentes canais.
Parte dessa estratégia é pensar em formas diferentes para compartilhar o seu conteúdo (apesar de ser o mesmo) respeitando sempre as características de cada plataforma.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando você está lendo um texto em um blog e vê que tem um vídeo no youtube sobre o mesmo conteúdo mas com uma abordagem diferente.
É uma forma também de atrair mais pessoas em diferentes canais com o mesmo conteúdo.
Leia também como distribuir o conteúdo em diferentes canais e obter muito mais alcance clicando aqui.
Como aplicar crossmedia na sua estratégia de marketing digital ?
Para que a estratégia de crossmedia funcione e ajude no seu marketing digital é necessário fazer alguns planejamentos antes.
- Primeiro você tem que pensar onde quer chegar e quem quer atingir;
- Segundo você deve definir em quais plataformas que você quer divulgar seu conteúdo e em que formato de mídia;
- Terceiro, você deve incentivar o seu público a consumir seus conteúdos nas diversas plataformas.
Gostamos de chamar essa estratégia de CTA (Call to action), ou seja, deixar lembretes ou links para que seus consumidores sejam estimulados a interagir e consumir mais conteúdos e acessar suas outras plataformas.
- E por fim pensar sempre no seu público alvo e persona para entender qual a melhor forma de aplicar o crossmedia.
Abaixo vamos te contar quais são as vantagens de aplicar a crossmedia no seu marketing digital. Continue lendo para saber mais.
Quais as vantagens da crossmedia ?
Além de atrair mais pessoas em diferentes canais com o mesmo conteúdo em narrativas diferentes, você permite que seu consumidor escolha a forma de receber esse conteúdo.
Outra vantagem é que se você está em mais de um canal falando sobre o mesmo assunto, vai fazer com que a sua marca seja lembrada e que o seu conteúdo entre cada vez mais na cabeça do consumidor.
Assim, um conteúdo pode ser publicado em forma de vídeo ou texto em diferentes plataformas como Instagram, Youtube e blog, por exemplo.
E se você quer saber como fazer um planejamento de marketing digital do ZERO clique aqui.
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender o que é crossmedia e porque aplicar pode ajudar muito o seu marketing digital.
Acompanhe os nossos conteúdos também no Facebook e no Instagram. Até o próximo artigo!