Entender o conceito e a diferença entre público-alvo e persona é melhorar o relacionamento da sua marca com a sua audiência.
Para criar campanhas que tenham um bom ROI, é necessário que você conheça o público que tem mais chances de querer comprar o seu produto.
No marketing, existem duas forma de você conhecer o seu possível cliente: o público-alvo ou a persona.
Nesse post vamos falar sobre a diferença entre os dois. Confira:
Público-alvo
O público-alvo é a definição social, demográfica e econômica do seu futuro consumidor.
Geralmente, o público-alvo traz informações como idade, gênero, profissão, hábitos de compra..
Apesar de ser uma boa forma de encontrar o público para quem você irá vender, o público-alvo não é mais tão usado como único direcionador para as ações de marketing.
Isso porque, com os novos hábitos de consumo, é necessário que ter uma percepção mais ampla do consumidor para que as campanhas de marketing sejam eficientes.
Persona
Como a ideia de público-alvo é algo muito amplo, a persona tem se tornado uma boa solução para as novas necessidades do consumidor.
Persona ou buyer persona é um perfil semi fictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.
Na persona – além dos dados que estão dentro do público-alvo – você encontra dados como: um nome fictício, hobbies, hábitos de compras, redes sociais favoritas…
Ou seja, diferente do público-alvo, a persona é mais e melhor detalhada.
Assim, podemos criar uma maior conexão da sua marca com o seu cliente – consequentemente, podendo ser criada segmentações mais focadas e eficientes.
Além do mais, definindo a sua persona você pode ter insights poderosos para usar dentro da sua campanha, como:
- Definição da melhor linguagem a ser usada
- Saber as melhores redes sociais para investir em anúncios
- Conhecer o formato ideal para conteúdos
- Quais assuntos abordar, entre outros.
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Diferença entre público-alvo e persona
Ambos são importantes em diferentes etapas da estratégia digital, mas podemos notar diferenças:
O público-alvo traz informações mais gerais sobre o cliente ideal. Já a persona dá um nível maior de detalhes.
A verdade é que a persona é uma ferramenta muito poderosa para que a sua campanha de marketing funcione.
Isso porque ela aperfeiçoa o público alvo, oferecendo um análise mais completa do seu potencial cliente e fazendo com que você venda mais.







