Até mesmo a Amazon, maior e-commerce do mundo, precisa investir em estratégias para estar bem ranqueada pelos buscadores! Isso nos mostra que, mesmo para aquelas marcas com uma grande cartela de clientes, é necessário sempre melhorarmos nosso site para atrair novos clientes.

Incluir essas estratégias no seu site garante que o seu negócio não fique para trás!

Confira nossas dicas de como construir um site otimizado, estratégico e pronto para atrair novos clientes:

A importância de ter um site para o seu negócio

Além das redes sociais expandirem a forma como nos relacionamos com as pessoas, elas também alteraram a forma como as empresas usam estratégias para atrair clientes!

E assim, o seu site corporativo pode ser uma ferramenta poderosíssima para você vender mais e conquistar novos clientes, sendo muitas vezes até mais eficiente que as redes sociais.

Para isso, é importante que o site da sua empresa seja bem planejado e construído, informando as soluções que a sua marca possui, as vantagens, missão e propósito e ainda ser bem ranqueado para se destacar entre os mecanismos de busca, como por exemplo, o Google.

Afinal, com um site bem posicionado no Google, será muito mais fácil fazer com que novos potenciais clientes encontrem a sua marca ao buscarem na internet por produtos e serviços que são prestados pela sua empresa.

Atraindo o público certo

Investir em um site bonito e otimizado é muito importante, mas é preciso muito mais que isso para atrair o público certo e conquistar novos clientes.

Aliás, de nada adianta atrair pessoas interessadas em “X” se a sua empresa vende “Y”.

Para evitar isso e garantir que o público que está chegando até seu site é o que você quer, é importante primeiro compreender quais são as estratégias de atração de novos clientes:

Tipos de tráfego

O “tipo de tráfego” é a forma como os prospects chegam no seu site. Existem muitas estratégias de tráfego, portanto, pontuamos os dois mais fáceis de se trabalhar e também os mais utilizado:

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o mais comum, isso por ser totalmente gratuito!

No tráfego orgânico, você investe em práticas de SEO, cria conteúdos relevantes e utiliza palavras-chaves que irão atrair a sua persona.

Por que investir em SEO? Clique e leia mais!

Tráfego pago

Como o próprio nome já diz, no tráfego pago investimos verba nas campanhas.

Para que você não gaste em vão, é necessário decidir quanto e onde você quer investir. Também, estude bem quem são as suas personas e onde elas estão mais concentradas.

Métricas

Através do seu site é possível analisar métricas, assim você pode saber qual link teve mais cliques, quais páginas estão sendo mais acessadas, o tempo médio que as pessoas ficam nas páginas e muito mais!

Dessa forma, fica muito mais fácil traçar estratégias que performe melhor.

Principais erros que você pode estar cometendo no seu site

Para que o seu site seja bem visto (tanto pelo público tanto pelos mecanismos de busca) alguns pontos são fundamentais!

Confira quais são os principais erros cometidos:

Não ser responsivo

De acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, mais de 400 mil brasileiros fazem o uso de smartphones.

Dessa forma, sabemos que o número de pessoas que acessa sites pelo celular (não apenas por computadores) cresce a cada dia.

Sendo assim, é necessário pensar na experiência que o usuário terá ao visitar o seu site! O site devem ser compatíveis tanto com dispositivos móveis, tanto com telas de computadores – ou seja, ser responsivo.

Não investir em SEO

Se você quer que seu negócio seja encontrado o primeiro passo é investir em SEO!

Afinal, é através do SEO que o Google “lê” o seu site e faz o ranqueamento dele.

Anota aí: sem SEO, sem bom posicionamento. Sem bom posicionamento, sem novos clientes.

Não ter um blog

Um elemento que faz com que o seu SEO seja melhorado é o blog! 

O blog é uma ferramenta muito importante para aumentar o seu posicionamento e atrair novos clientes, pois é através dele que você irá postar conteúdos relevantes para o seu público.

Ter um site muito pesado

Pesquisas apontam que cerca de 47% das pessoas esperam por no máximo 2 segundo para um site abrir. 

Para evitar que as pessoas fechem a aba e procurem um outro site, é importante que seu site seja leve e carrega com rapidez.

Assim você evita que a taxa de rejeição cresça, evitando também que seu site despenque na análise dos buscadores.

Como atrair novos clientes

Ao ter lido até aqui, é bem provável você ter notado que o seu site precisa de alguns ajustes, não é mesmo?

Estude os tópicos listados por nós e depois os coloque em prática! 

Com os ajustes colocados em prática seu site será mais encontrável e, consequentemente, irá atrair novos clientes.