Até mesmo a Amazon, maior e-commerce do mundo, precisa investir em estratégias para estar bem ranqueada pelos buscadores! Isso nos mostra que, mesmo para aquelas marcas com uma grande cartela de clientes, é necessário sempre melhorarmos nosso site para atrair novos clientes.
Incluir essas estratégias no seu site garante que o seu negócio não fique para trás!
Confira nossas dicas de como construir um site otimizado, estratégico e pronto para atrair novos clientes:
A importância de ter um site para o seu negócio
Além das redes sociais expandirem a forma como nos relacionamos com as pessoas, elas também alteraram a forma como as empresas usam estratégias para atrair clientes!
E assim, o seu site corporativo pode ser uma ferramenta poderosíssima para você vender mais e conquistar novos clientes, sendo muitas vezes até mais eficiente que as redes sociais.
Para isso, é importante que o site da sua empresa seja bem planejado e construído, informando as soluções que a sua marca possui, as vantagens, missão e propósito e ainda ser bem ranqueado para se destacar entre os mecanismos de busca, como por exemplo, o Google.
Afinal, com um site bem posicionado no Google, será muito mais fácil fazer com que novos potenciais clientes encontrem a sua marca ao buscarem na internet por produtos e serviços que são prestados pela sua empresa.
Atraindo o público certo
Investir em um site bonito e otimizado é muito importante, mas é preciso muito mais que isso para atrair o público certo e conquistar novos clientes.
Aliás, de nada adianta atrair pessoas interessadas em “X” se a sua empresa vende “Y”.
Para evitar isso e garantir que o público que está chegando até seu site é o que você quer, é importante primeiro compreender quais são as estratégias de atração de novos clientes:
Tipos de tráfego
O “tipo de tráfego” é a forma como os prospects chegam no seu site. Existem muitas estratégias de tráfego, portanto, pontuamos os dois mais fáceis de se trabalhar e também os mais utilizado:
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é o mais comum, isso por ser totalmente gratuito!
No tráfego orgânico, você investe em práticas de SEO, cria conteúdos relevantes e utiliza palavras-chaves que irão atrair a sua persona.
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Tráfego pago
Como o próprio nome já diz, no tráfego pago investimos verba nas campanhas.
Para que você não gaste em vão, é necessário decidir quanto e onde você quer investir. Também, estude bem quem são as suas personas e onde elas estão mais concentradas.
Métricas
Através do seu site é possível analisar métricas, assim você pode saber qual link teve mais cliques, quais páginas estão sendo mais acessadas, o tempo médio que as pessoas ficam nas páginas e muito mais!
Dessa forma, fica muito mais fácil traçar estratégias que performe melhor.
Principais erros que você pode estar cometendo no seu site
Para que o seu site seja bem visto (tanto pelo público tanto pelos mecanismos de busca) alguns pontos são fundamentais!
Confira quais são os principais erros cometidos:
Não ser responsivo
De acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, mais de 400 mil brasileiros fazem o uso de smartphones.
Dessa forma, sabemos que o número de pessoas que acessa sites pelo celular (não apenas por computadores) cresce a cada dia.
Sendo assim, é necessário pensar na experiência que o usuário terá ao visitar o seu site! O site devem ser compatíveis tanto com dispositivos móveis, tanto com telas de computadores – ou seja, ser responsivo.
Não investir em SEO
Se você quer que seu negócio seja encontrado o primeiro passo é investir em SEO!
Afinal, é através do SEO que o Google “lê” o seu site e faz o ranqueamento dele.
Anota aí: sem SEO, sem bom posicionamento. Sem bom posicionamento, sem novos clientes.
Não ter um blog
Um elemento que faz com que o seu SEO seja melhorado é o blog!
O blog é uma ferramenta muito importante para aumentar o seu posicionamento e atrair novos clientes, pois é através dele que você irá postar conteúdos relevantes para o seu público.
Ter um site muito pesado
Pesquisas apontam que cerca de 47% das pessoas esperam por no máximo 2 segundo para um site abrir.
Para evitar que as pessoas fechem a aba e procurem um outro site, é importante que seu site seja leve e carrega com rapidez.
Assim você evita que a taxa de rejeição cresça, evitando também que seu site despenque na análise dos buscadores.
Como atrair novos clientes
Ao ter lido até aqui, é bem provável você ter notado que o seu site precisa de alguns ajustes, não é mesmo?
Estude os tópicos listados por nós e depois os coloque em prática!
Com os ajustes colocados em prática seu site será mais encontrável e, consequentemente, irá atrair novos clientes.