Atualmente, cada vez mais empresas se interessam pelo conhecido Inbound Marketing por causa da sua metodologia inteligente. Porém para alcançar o verdadeiro sucesso, é necessário entender plenamente como funciona esse processo.

Nesse post vamos explicar como funcionam as 5 fases da estratégia do inbound marketing, para que você  entenda como funciona em cada uma delas.

Afinal, o que é o Inbound Marketing e por que ele é importante?

O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital focada em atrair, converter e encantar futuros clientes.

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing se diferencia do conceito de marketing tradicional (outbound marketing), onde as empresas tiravam a atenção das pessoas tentando vender um produto, e passa a ser baseado por meio dos pilares do Marketing Digital: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias nos Canais Digitais.

Com o inbound, as pessoas procuram sua empresa, e não o contrário.

Clique e veja aqui: Os primeiros passos para o Inbound Marketing

 

As 5 fases do inbound:

1 – Atração

Essa etapa é destinada à atração do seu público alvo aos canais da sua empresa. E é justamente a atração dessas pessoas específicas que é o maior desafio dessa fase.

Para isso, é necessária a implementação de algumas estratégias que vão te ajudar à captar esse público:

Marketing de conteúdo

Produza conteúdos efetivamente relevantes, que de alguma forma ajudem seus potenciais clientes. Assim, você atrairá mais visitas às suas plataformas. Se você conseguir disponibilizar o que a sua persona procura, ela trará mais pessoas interessadas que vão se beneficiar do seu produto.

Blog

Para aproximar o seu público, será necessário um canal no qual ele encontrará o que procura. Por essa razão os websites são fundamentais na sua estratégia.

SEO

O SEO está diretamente ligado ao blog, pois para atrair pessoas é preciso ser encontrado, e para ser encontrado nada melhor do que aparecer entre as primeiras pesquisas do Google. E o SEO são técnicas que farão com que os seus posts de blog fiquem no topo de pesquisas do Google, além de certificar a qualidade das publicações.

Redes sociais

Além dos websites, as redes socias também têm um papel importante na atração das suas personas. Através delas você consegue liberar conteúdos interessantes de forma mais dinâmica e atrativa, para que mais pessoas sejam alcançadas e conduzidas ao seu perfil. Além disso, elas também fazem parte das fases de captação e relacionamento.

Campanhas

Em adição ao que já foi apresentado, os anúncios também são ótimas fontes de atração de possíveis novos  clientes. As campanhas feitas em momentos específicos serão capazes de atrair a sua persona e ajudá-la com algum problema ou dúvida que tenha naquele momento.

 

2- Conversão

Após atrair as pessoas interessadas, é o momento de transformá-las em leads. Ou seja, é a hora de colher os dados de contato dessa pessoa para dar início ao relacionamento com o possível futuro cliente. E para isso é necessário utilizar os seguintes recursos:

Landing pages

São páginas criadas com o intuito de captar os dados da pessoa. Essas páginas precisam ser muito bem estruturadas e analisadas para que a taxa de conversão seja alta.

Pop-up, formulários, banners

Não deixe de utilizar estes recursos, apesar de serem meio chatinhos, eles realmente funcionam!

Ofertas

Para transformar uma pessoa interessada em um lead, é necessário que se ofereça algo em troca. Estes podem ser materiais gratuitos com grandes fontes de informações, versões testes ou até mesmo algum desconto nos seus pacotes. Alguns exemplos de formatos que podem ser oferecidos: e-books, webnars, checklists, ferramentas, planilhas, etc.

Indicado para você: 3 motivos para usar o Inbound Marketing

3- Relação

Nessa etapa são elaboradas técnicas de relacionamento entre sua empresa e o lead que você acabou de conquistar. A finalidade dessa etapa é  manter a pessoa interessada e engajada para que se torne um cliente. E para esse fim existem as seguintes técnicas:

E-mail marketing

Através do e-mail marketing é estabelecida uma relação amigável entre empresa e consumidor. Estes e-mails podem ser personalizados de acordo com a persona e eles geralmente trazem informações úteis, ofertas e novidades e ambas, empresa e persona, saem ganhando.

Fluxo de nutrição

Estes são estratégias inteligentes que, após receber uma conversão de um lead, a empresa automaticamente envia e-mails de caráter educativo e que sanam possíveis dúvidas. É por meio dos fluxos de nutrição que as as pessoas acabam vendo mais relevância no seu produto.

Automação de marketing

Estes recursos são fundamentais para se relacionar com o lead. Ele permite um maior controle do seu resultado, diminuiu o tempo que seria gasto com isso e permite que seus funcionários foquem sua atenção em outras tarefas.  E a melhor parte é que ele permite que seja um conteúdo personalizado e mais  humano.

4- Venda

A venda é a principal finalidade do marketing digital. E no inbound ela pode acontecer de diversas maneiras, dependendo do perfil da sua empresa. O inbound possibilita que você saiba em qual etapa o seu cliente estará e o melhor momento de oferecer o produto e realizar a venda. E para tal, existem alguns elementos que colaboram para que o lead torne-se seu cliente.

Lead scoring

São ferramentas que servem para calcular a pontuação do seu lead, com base nos dados do perfil dele e as páginas que acessou demonstrando interesse. Quando ele atinge determinada pontuação está pronto para que lhe seja oferecido o produto ou solução.

SLA e Smarketing

O SLA alinha os objetivos entre diferentes áreas da empresa, de forma que com uma estratégia alinhada, o resultado flui melhor. Além disso, ordena também as informações sobre os leads, quantidade, maneira de abordar, etc.

Inbound sales

É o procedimento de vendas ligado ao Inbound marketing, que é voltada ao trajeto do consumidor. Nessa estratégia o vendedor já acessou os dados do lead e conhece suas exigências. Além do mais o lead já teve bastante contato com a empresa através das estratégias já citadas, portanto o contato do vendedor não será invasivo.

Veja também: Tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing

5- Análise

Esta etapa é a mais importante, frente à grande quantidade de dados que o Inbound gera, possibilitando uma análise precisa dos resultados. É uma fase extremamente importante para otimizar seu processo e produção, é assim que você encontra melhorias a fazer e também reconhece as que já estão dando certo. E isso é feito a partir das seguintes ferramentas:

Google analystics

Utilizando esta ferramenta é possível obter dados significativos para analisar o desfecho da sua estratégia online. Por isso o uso dela é imprescindível para quem busca sempre ter melhores resultados.

Marketing Bi

Bi é referente ao termo Business Intelligence, e esta ferramenta une diversas metodologias para análises completas e bem feitas.

 

Quando estudamos e entendemos cada fase do Inbound Marketing, a lógica que guia este processo fica mais clara e acabamos reconhecendo a importância de cada etapa. E para te ajudar a traçar esse caminho, que não é fácil, a Pipe  conta com uma equipe de profissionais dedicados à fazer do seu negócio um sucesso!

Entre em contato conosco para que possamos ajudar seu sonho a se tornar realidade!