Hoje em dia, o jeito que um profissional se expressa e se comporta nas redes sociais pode ser fator decisivo para  conquistar clientes novos ou perdê-los. Cada vez mais, as mais diversas áreas estão se dando conta que o marketing tradicional – aquele por panfletos – não é mais tão eficiente. Pode até ser um método que funciona para algumas áreas, mas quando se fala em se destacar entre os concorrentes, é muito ineficaz. Um nicho que vem crescendo muito no mundo digital é o de médicos e dentistas, estes profissionais estão se dando conta que o mundo digital pode fazê-los se destacarem e terem maior reconhecimento.  Por esse motivo, no post de hoje falaremos sobre estratégias de marketing digital para dentistas!

5 dicas de estratégias de marketing digital para dentistas

1) Entenda e reconheça o mundo digital

Milhões de pessoas acessam as redes sociais diariamente. No Facebook, há mais de 100 milhões de acessos por dia! Por isso é tão importante se destacar, é preciso ser visto e reconhecido em meio a tantos usuários.

Porém, dentistas que querem fazer parte do mundo digital devem conhecer suas limitações. Nesse meio, o marketing deve respeitar o Código de Ética Odontológica, que por exemplo proíbe vendas de serviço odontológico através do telemarketing. Por isso, o dentista deve ficar atento para não haver incomodações futuras.

 

2) Entenda as linguagens

O Marketing Digital está mais presente do que você imagina. Ele se aplica em plataformas como Facebook, Instagram, blogs, Pinterest, sites de busca… Cada uma dessas redes possui sua identidade e seu tipo de linguagem adequada, que será acessada por um público diferente. E você, dentista, ao descobrir seu público alvo, deverá direcionar-se mais para as redes que eles mais utilizam, e se apropriar da linguagem mais adequada para aquela plataforma.

3) Invista com precisão

Uma grande vantagem que o marketing digital oferece é que os gastos com panfletagem somem. Você não irá mais gastar com papeis que na sua grande maioria acabavam indo para o lixo sem nem ao menos serem lidos.

Com o mundo digital, você pode utilizar este investimento em anúncios online! Esses anúncios podem ser feitos em diversas plataformas, como Google, Facebook Instagram e Youtube por exemplo, e direcionados para um público que apresente real interesse no seu nicho. Além disso, podem ser estudados os horários de publicação e conteúdo que mais geram resultados para você.

4) Conheça a jornada do cliente

Os usuários de internet costumam passar por algumas fases até encontrar o produto que querem e realizar de fato a compra. Com isso, é necessário entender quem é a sua persona e o comportamento dela, para ter sucesso ao conquistá-la.

CLIQUE E VEJA: Público-alvo ou persona? Entenda a diferença

De forma mais resumida, inicialmente é necessário despertar o interesse do cliente, um site com bom hankeamento no Google pode ser um bom meio. Esse site pode conter conteúdos relvantes e materiais para download gratuitos, como por exemplo métodos para prevenir problemas de gengiva, produtos de higiene bucal de qualidade etc. Isso irá fortalecer o interesse do cliente no seu produto, e ele em algum momento perceberá que não pode suprir suas necessidades sozinho, e irá necessitar da ajuda de um profissional. Nessa etapa a presença online do dentista é muito importante, pois passa sensação de segurança e profissionalismo.

Veja também: Como atrair novos clientes através do seu site

5) Cuide dos seus canais digitais frequentemente

Quando você não atualiza constantemente seu site, ele vai perdendo posições no Google. Ao procurar um profissional na internet, é muito comum as pessoas optarem pelos primeiros nomes que aparecem na página de resultados da pesquisa. Sites e redes sociais bem pensadas e cuidadas, tendem a atrair um número muito maior de clientes, pois possuem qualidade visual e nota-se uma presença e interesse do profissional.

 

Gostou do conteúdo? Essas são algumas dicas para os profissionais de odontologia que desejam fazer parte do mundo marketing digital para dentistas. Nós sabemos que para a maioria das pessoas pode ser muito difícil seguir estas dicas sozinho, por isso a Pipe conta com profissionais qualificados para colocar seu projeto digital em prática! Entre em contato conosco!