Nos últimos anos os padrões de consumo no geral sofreram uma grande quebra.  Agora as empresas devem estar atentas a essas novas transformações e às tendências de marketing para acompanhar o desenvolvimento comportamental. 

Para dar uma luz, selecionamos alguns insights sobre as tendências de marketing para 2022 para serem cuidadosamente analisados e, se possível, aplicados à estratégia da empresa. 

 

Por que acompanhar as tendências de marketing?

Para uma empresa ser bem sucedida, é de fundamental importância estar em sinergia e sintonia com o cliente. Para tal é preciso acompanhar a sua evolução. 

Segundo o relatório Global State of Marketing, as marcas foram radicalmente impactadas pelo isolamento social. Simultaneamente, o impacto também refletiu no comportamento dos consumidores, visto que suas exigências estão mais difíceis de serem atendidas.

Portanto, para as empresas se manterem no radar dos consumidores, devem acompanhar as tendências e assim poderem atender às especificidades exigidas pelo público atual. 

A seguir elencamos algumas tendências de marketing para este ano. Siga a leitura para saber mais!

 

Marketing de influência e autenticidade

Os influenciadores digitais estão hoje em praticamente todos os meios de comunicação para fazer a chamada de determinada marca. As personalidades atuais ou do ramo instigam o consumo de marca influenciando boa parte dos usuários.

Para a criação de campanhas com influenciadores, deve-se levar em consideração o nicho a ser atingido, para fazer parceria com profissionais que tenham alguma ligação com o mesmo tipo de mercado, proporcionando uma maior visibilidade e fidelidade ao público.

Quanto à autenticidade, as campanhas criadas pelas marcas precisam expor a sua real identidade. A manifestação de um posicionamento autêntico por parte da empresa aproxima muito mais o seu público e faz com que esse possa se sentir parte da sua comunidade.

 

Marketing de dados

Para se ter um marketing inteligente na estratégia da empresa é necessário que se tenha análise de dados. Ter conhecimento sobre os dados gerados pelas campanhas realizadas favorece o uso de maneira correta das informações, possibilitando o direcionamento mais assertivo para o público alvo. Por isso o marketing de dados segue sendo uma das tendências de marketing.

Em suma, as análises podem ser feitas através das mídias em que as campanhas são lançadas ou então por ferramentas especializadas na emissão desse tipo de relatório. Normalmente, esses recursos são uma ótima maneira de automatizar processos.

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Automação e humanização estão entre as tendências de marketing

O diálogo entre as marcas e a massa está mais dinâmico devido ao avanço da tecnologia. Hoje os usuários desejam uma resposta rápida sem que se perca a humanidade do atendimento. Para isso, a utilização de chatbots, assistentes virtuais e sistemas de gestão de trabalho são cada vez mais vistas. 

A automação por meio das ferramentas disponíveis possibilita uma maior interação com o público, conseguindo ainda resolver o que há. O toque de humanização que essas interações trazem aproxima o cliente da marca e os conecta.

 

Marketing inclusivo 

A abrangência das campanhas de marketing não é novidade. Chegam a todos os tipos de público possível. Portanto, nada melhor que incluir essas comunidades e fazê-las pertencentes à marca. 

Os movimentos de inclusão de minorias na apresentação de campanhas não só aproxima as pessoas à marca, como também apresenta o posicionamento que essa tem perante a sociedade. No entanto o posicionamento deve realmente ser compatível com o discurso e outras ações da marca no dia-a-dia. 

 

Pesquisas por voz

As pesquisas por voz são uma forte tendência para 2022. Cada vez mais as pessoas têm o auxílio de assistentes virtuais dentro de suas próprias casas, seja por meio dos smartphones ou dos aparelhos específicos para isso. 

Os comandos por voz visam a otimização do tempo de resposta, pois diferentemente das pesquisas convencionais, o retorno será de imediato e sem a necessidade de ler inúmeras páginas de conteúdo até encontrar o que procura e aí sintetizar. 

Acima de tudo, desenvolver a pesquisa por voz dentro dos canais de mídia é uma ótima forma de otimizar o marketing de conteúdo e impulsionar estratégias de SEO dentro da corporação. Uma vez que esse processo melhora os índices de busca orgânica e a classificação nos canais de busca, promove uma melhoria de método tanto para quem a utiliza, quanto para a marca.

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Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a ficar por dentro das tendências de marketing para 2022.

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