A publicação de vídeos hoje é uma tendência que não tem data para esgotar. Nas redes sociais há um leque de possibilidades para a divulgação desse tipo de conteúdo e algumas delas são as queridinhas do algoritmo e tendem a chamar mais atenção do público.
Quer saber mais sobre a importância dos vídeos para as redes sociais e como inseri-los na estratégia da sua empresa? Então siga a leitura!
Por que criar vídeos para as redes sociais?
O conteúdo em vídeo é uma realidade nas redes atuais. Antes esta modalidade de publicação não era tão comum, porém com a ascendência de aplicativos direcionados especificamente para esse conteúdo, as redes foram forçadas a se adaptar à nova demanda para manter seus usuários ativos.
A internet e as plataformas permitem que conheçamos a fundo nosso público, suas preferências e hábitos. E por que não usar essa informação a nosso favor? Sabendo como seu público age e a maneira como ele prefere ser abordado, crie conteúdo em cima disso.
Abaixo elencamos algumas razões para abrir a sua mente sobre a importância da criação de vídeos para redes sociais:
Aumenta o engajamento
Quanto mais o consumidor de conteúdo interage com a publicação, mais engajamento é gerado. Mesmo com a prevalência de conexões digitais nos dias de hoje, as pessoas ainda buscam o cara a cara para se conectarem de forma mais intensa e significativa, portanto, nada melhor que os vídeos para passarem essa sensação.
As curtidas, comentários e compartilhamentos, reações em stories e conversas privadas têm uma grande importância no quesito da geração de leads e crescimento do engajamento.
Conteúdo claro e direto
Na era do imediatismo, quanto mais breve for comunicada a informação, melhor. Os vídeos permitem que o conteúdo seja passado para o receptor de forma clara e direta, sem precisar se preocupar com a extensão dos textos, por exemplo.
Os vídeos para as redes sociais transmitem autoridade de marca
Autoridade é a chave do marketing digital. Ao ter um especialista gravando vídeos sobre determinado assunto, seu conteúdo se torna algo confiável, que as pessoas não terão medo de compartilhar por ser real, comprovado. Quanto mais se souber sobre o produto do negócio, melhor, pois será possível transmitir mais desse conhecimento para o público. Assim ele vai poder retornar ao conteúdo como recurso de consulta e fonte verídica.
Diversidade de conteúdo
A apelação dos vídeos para o marketing visual permite que esse típo de conteúdo tenha uma alta gama de oportunidades. Pode ser feito algo direcionado especificamente para a sua persona. Seja algum conteúdo didático descomplicado, humor, história, DIY, consultoria, de informação,… há inúmeras possibilidades.
Os vídeos têm mais de um formato também, e cada um tem a sua configuração. Stories, reels e até “lives” (vídeos ao vivo) podem ser feitos! Deve-se ater às especificidades de cada plataforma e tipo de vídeo para verificar a possibilidade de publicação.
Além das redes sociais do Instagram, Facebook, Tik-Tok, entre outras… existe o Youtube, que é uma plataforma de vídeos e dentre todas, ocupa o segundo lugar no ranking de acessos de 2021.
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Como criar vídeos para as redes sociais?
Como mencionado anteriormente, existem diversredes sociais para postagem de vídeos. Alguns pontos devem ser apurados com atenção para a sua criação e planejamento.
- Cronograma de conteúdo: ter um calendário das postagens a serem feitas para facilitar a visualização e período de produção.
- Briefing: o briefing serve para alinhar as ideias do conteúdo com os envolvidos no projeto.
- Roteiro: ter um roteiro criado antes da gravação do vídeo para, caso haja algum imprevisto, conseguir voltar ao tópico sem graves nuances.
- Materiais: os materiais necessários dependem do nível de gravação que o seu negócio exige, se há necessidade de investir em equipamentos de filmagem, áudio e iluminação de qualidade profissional, por exemplo.
Os vídeos são um ótimo recurso para atrair novos seguidores e clientes. Como podem tratar diversos assuntos, cuidado para sempre fazê-los voltados à sua persona. Mesmo sendo vídeo de dicas, storytelling, bastidores ou referentes à alguma data comemorativa, faça o conteúdo pensado para a persona.
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Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender a importância da criação de vídeos para as redes sociais.
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