Encontrar o perfil de cliente ideal é fundamental para os bons resultados de toda empresa. É a partir desse perfil que serão traçadas as estratégias, linguagem e conteúdo! Por isso, é basicamente uma das primeiras coisas que você precisa definir na sua empresa. Até porque não faz sentido nenhum programar todo o produto para só depois descobrir para quem ele será oferecido, não é verdade? Por esse motivo, nesse post falaremos sobre como utilizar o perfil do cliente ideal no seu marketing digital! Vamos lá?

Primeiramente, o que é o perfil de cliente ideal?

É importante diferenciar o perfil de cliente ideal (ICP) de persona. Enquanto a persona é aquela que leva em consideração as preferências e hábitos, e vai definir a linguagem e as campanhas de marketing, o perfil de cliente ideal é definido por elementos demográficos, como a região, cargo e setor, e baseia toda a estratégia que guiará os esforços da empresa.

O perfil de cliente ideal te ajudará a identificar melhores estratégias de atração e relacionamento. Ele indicará o nível de interação dos clientes e quais as ofertas mais adequadas para aquele público. A empresa que deseja ser bem sucedida necessita deste perfil pois só assim saberá para onde direcionar seus esforços.

CLIQUE E VEJA: O que é marketing digital?

Como faço para descobrir o meu ICP?

Primeiro passo:

O primeiro passo para descobrir este perfil é ter os dados dos seus clientes atuais. Como por exemplo: Qual produto comprou, a quantidade comprada, qual foi o lucro que ele gerou, o quanto de energia sua equipe gastou para fazer o atendimento deste cliente, se é um cliente bom de atender, se ficou satisfeito, há quanto tempo é cliente, com qual frequência realiza compras, qual o faturamento anual deste cliente, onde ele mora, quês tecnologias usa, qual a sua maturidade digital, etc. Para facilitar esta etapa, é interessante ter um gerador de relatórios automático.

Segundo passo:

Nessa etapa você deve analisar todos estes dados citados acima, e a partir disso vai começar a definir quais clientes fazem o perfil que você quer para a sua empresa. Por exemplo, clientes bons de atender, que tiveram bons resultados com seu produto, qual o problema mais recorrente que seu produto ajudou…

Terceiro passo:

O terceiro passo é uma continuação do segundo. Depois que você analisou seus clientes atuais, está na hora de pegar estes clientes que você separou como os melhores e analisar o que eles têm de comum entre si, identificar padrões.

Veja também: Como funciona o Inbound Marketing? Conheça as 5 fases deste processo inteligente

Quarto passo:

Agora que você já analisou bem seu perfil de cliente ideal, é hora de imaginar um cenário perfeito: Se pergunte, qual o valor do produto que você está entregando a estes clientes? A proposta de valor desse produto é o diferencial pelo qual eles comprarão da sua empresa? Imagine quais empresas você gostaria que fossem suas clientes e se pergunte qual o diferencial que você  pode oferecer a elas.

 

Em algum momento você irá perceber, por isso já vou adiantar: Você estará cometendo um erro ao atender todos os clientes que aparecem na sua empresa. Ao fazer isso, você gasta a energia da sua equipe em clientes que podem trazer mais dor de cabeça do que os resultados desejados. Estes clientes podem não ser o perfil para a sua empresa, mas não quer dizer que não sejam o de outra. Por isso, indique outras empresas que poderiam ajudar estes clientes, inclusive concorrentes.

Lembre-se: Foque nos seus clientes com perfil ideal, são eles que farão com que sua empresa cresça e atinja o sucesso!

Espero que estas dicas te ajudem a melhorar seu negócio! Caso precise de ajuda para definir seu perfil de cliente ideal e alavancar as vendas da sua empresa através do marketing digital,  entre em contato com a Pipe! Ficaremos felizes em poder fazer parte do seu sonho.

Abraços, e até mais!