Existem diversas formas que planejar sua estratégia de captação de Leads. Porém, a que normalmente traz mais resultados é a produção de conteúdo. Fazendo isso com constância, você garante seu bom posicionamento nos mecanismos de busca, público efetivo e uma geração de leads crescente. Por isso, fique ligado no post de hoje, onde falaremos sobre como começar uma estratégia de marketing digital que dá resultados.
Como ter um marketing digital que dá resultados?
Saiba quem é sua persona
As pessoas buscam por aquilo que lhes interessa. Por isso é tão importante saber quem é sua persona e quais são seus interesses.
Persona é uma pessoa que será definida ao iniciar sua estratégia, com descrições pessoais detalhadas do seu cliente. Algumas perguntas a se fazer para identificar sua persona são:
- Com o que a minha persona trabalha?
- Quais tipos de informações ele consome e por onde?
- Quais assuntos lhe interessa?
Se você não possuir sua persona e público alvo bem definidos, é muito possível que haverá conteúdos desalinhados e pouco chamativos.
Faça sua jornada de compra baseada nos desafios da sua persona
Imagine uma pessoa que precisa do seu produto ou solução, não conhece seu produto e possivelmente não saiba que precisa dele. Depois pense em um cliente seu, realizado com a compra da sua solução e tendo sucesso com isso. O caminho entre a primeira e a segunda pessoa se chama jornada de compra.
Estima-se que dois terços da jornada de compra é feita sem a interação direta do cliente, ou seja, se relacionar com a sua persona através de uma estratégia de conteúdo é uma ótima maneira de encantá-las e futuramente fazer com que se transformem em clientes.
Quem irá traçar sua jornada de compra, deverá identificar os desafios que sua persona está enfrentando, e com isso programar conteúdos relevantes para cada estágio da jornada de compras.
Brainstorm de ideias na sua estratégia de conteúdo
Antes de iniciar a produção do seu conteúdo, defina se ele vai ser publicado como forma de isca, com formulários de conversão, ou se estará disponível sem precisar realizar a conversão.
Os posts de blog por exemplo são um tipo de conteúdo disponível sem necessidade de conversão, que ajudarão a aumentar sua autoridade online e poderão, posteriormente, direcionar seus visitantes para um conteúdo em forma de isca.
Alguns conteúdos que podem estar disponíveis em forma de isca são os eBooks, webnars, planilhas, ferramentas, templates, e por aí vai.
Vale ressaltar que para cada tipo de conteúdo haverá uma forma mais adequada de publicação, portanto nem sempre, por exemplo, o eBook é a melhor opção.
CLIQUE E VEJA: Vender nas redes sociais, qual a estratégia de conteúdo ideal?
Tenha um calendário de publicações
Para um marketing digital que dá resultados, planejamento é tudo. Para quem está começando, pode criar um calendário mais simples, com uma publicação por semana por exemplo, com o objetivo de gerar tráfego recorrente no site, e um conteúdo rico (que pede o preenchimento de formulários) por mês.
Nessa lista de publicações, defina quem será responsável e datas limites. É importante que você tenha alguém responsável pela sua estratégia de conteúdos, pois além de se aprofundar nesse objetivo da sua empresa, poderá também controlar a qualidades e prazos das publicações.
Para um marketing digital que dá resultados, promova seu conteúdo
Há várias formas de promover seu conteúdo. Veja a seguir algumas delas:
Site – Além dos posts de blog, lembre-se de colocar os links para os materiais ricos, aqueles que pedem preenchimentos de formulários, em um lugar visível do seu site. Pode haver também, uma aba específica para este tipo de material.
Email marketing – Vários dos seus conteúdos podem ser utilizados para sua base de clientes também. Por exemplo em emails de newsletter. Além disso, caso você queira criar um conteúdo específico para leads e clientes pode ser feita uma campanha de e-mail marketing específica.
Mídias sociais – Promova seu perfil em diferentes redes sociais, por exemplo LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. O objetivo é replicar o conteúdo de forma diferente em cada uma dessas plataformas, levando em consideração o tipo de linguagem e comunicação em cada uma delas.
Mídia paga – Além dos meios gratuitos, há também os meios pagos. Como os anúncios do Facebook, Instagram, Google etc. Uma boa dica é direcionar esses anúncios para páginas com captação de leads, e evitar enviar essas pessoas para páginas sem ofertas.
Veja também: 5 motivos para investir em marketing digital no youtube
Como vimos neste post, uma estratégia de conteúdo de marketing digital que dá resultados exige um bom planejamento. Para saber mais sobre esse assunto e implementar esta estratégia na sua empresa, entre em contato conosco! Até o próximo post.







