Por mais que o marketing digital esteja sendo usado a algum tempo no mercado, algumas pessoas ainda não sabem como implementar ele no seu negócio.
Na Era Digital, é quase impossível uma marca otimizar suas vendas sem usar esse recurso no seu processo de venda.
Apesar de ser um discurso clichê, ele é verídico e pode te ajudar a fazer suas vendas decolarem.
Leia abaixo para saber como funciona o marketing digital.
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma modernização do jeito de fazer publicidade.
Ao longo do desenvolvimento e da popularização da Internet, as pessoas passaram a pesquisar sobre os produtos, e os folhetos, outdoors e as propagandas na televisão, perderam a influência exclusiva sobre o público.
Por isso, as empresas começaram a investir em canais digitais para divulgar suas mercadorias.
Nesses canais, são colocados conteúdos de qualidade que, efetivamente, chamam a atenção do público e são úteis para ele.
Então, ao invés de ser influenciado pelas propagandas, o consumidor pesquisa diretamente qual o produto que procura e ignora propagandas que estão fora desse nicho.
Ou seja, o marketing digital é a produção de conteúdos que, devido a sua qualidade e constância, fazem com que o público reconheça essa marca de forma positiva e ainda filtram aqueles que mais se aproximam do público-alvo para gerar leads.
E tudo isso faz parte do processo de venda.
Agora, continue lendo para saber qual o papel do marketing digital na otimização das vendas.
Leia também: Quais são as etapas da jornada de compra?
Transformar sua empresa em um modelo
O marketing digital usa uma estratégia de qualificação da marca, de modo que os conteúdos entregues ao público, façam com que as pessoas a conheçam.
Além de conhecer, elas vão reconhecer a influência que a marca exerce e a sua boa impressão.
Assim, sua marca se torna referência para aqueles que a conhecem, sem nem terem realizado a primeira compra.
Por exemplo, ao contrário de usar o site para expor um catálogo dos produtos ou serviços, publique artigos sobre o produto à venda e ofereça um guia desse produto, que só é adquirido em troca de dados de contato do usuário (através de um formulário, talvez).
Com esses dados, você passa a adquirir um lead, que vai sendo preparado para uma compra através de informações e curiosidades sobre seu produto.
Até porque, você já provou para esse usuário que sua empresa é qualificada e responsável, dando confiança e segurança para um possível cliente.
Investir em leads especializadas
O jeito que se formam os leads qualificados se assemelha com um funil.
Ao longo do tempo, aquele usuário que enviou o formulário vai recebendo informações úteis sobre o seu produto até chegar em um ponto onde ele já tem conhecimento o suficiente para considerar uma compra.
E é quando esses leads genéricos chegam a esse ponto, que elas se tornam leads especializadas.
Os leads qualificados têm mais chance de fechar um negócio com sua empresa do que um lead genérico, por terem mais clareza das vantagens e benefícios do seu produto.
Essas pessoas, por saberem sobre o assunto, se sentem mais seguras em realizar uma compra.
Aprimorar o processo de venda
Através da Internet, há diversos canais para que as pessoas cheguem até o momento da compra.
As redes sociais, o site, o blog, um e-book são bons modelos desses canais, porém além de saber quais são esses caminhos, é vantajoso uma análise profunda de cada um deles.
Reconhecer quais são os canais pelos quais os leads mais são atraídos para o investimento é extremamente importante para poder aperfeiçoá-los ou melhorar aqueles que não estão gerando tanto rendimento.
Dessa forma, você tem mais controle sobre seus leads e sobre sua renda.
Imagine que seu e-book gerou vários leads genéricos, mas não gerou quase nenhuma compra; enquanto seu Instagram está sempre ganhando seguidores e recebendo ofertas.
Logo, deve-se pensar no que meu perfil tem, que meu e-book não está conseguindo fazer com o público e buscar uma solução para o problema.
Leia também: Por que contratar uma agência de marketing digital é um excelente negócio?
Quer saber mais sobre o marketing digital no seu negócio? Clique aqui e fale com a Pipe!






