Diferentemente do marketing já conhecido, o Inbound Marketing utiliza de um conjunto de estratégias baseadas em conteúdo para atrair e converter pessoas em clientes.
Com o Inbound Marketing, não é a empresa que vai atrás do cliente, mas sim explora canais de mecanismos de busca e relacionamento para ser encontrada pelo público-alvo.
O Inbound Marketing é a estratégia composta por uma série de ações online e através de ferramentas específicas tem o objetivo de gerar tráfego para o site e trabalhar estes acessos para converter em Leads ou consumidores efetivos de produtos ou serviços.
Aliado a um conteúdo estratégico, este é um trabalho que é capaz de construir uma base de contatos sólida para qualquer negócio.
A nova era já começou, e se quem não se atualizar vai acabar ficando para trás!
Uma estratégia de marketing inteligente é capaz de gerar aumento de receita para qualquer negócio.
O que é Inbound Marketing?
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
De lá para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.
Maior benefício do Inbound Marketing
Apesar da tênue diferença, o Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu. O principal deles é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.
No Inbound Marketing, a área de Marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.
O motivo para a afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.
Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing. Resumindo, o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
Qual o primeiro passo para iniciar uma estratégia de Inbound?
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
São etapas que se complementam de forma inteligente.
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Até a próxima,
Bárbara Masiero